Nossa
Roda de Maio teve como tema: “Infãncia e Velhice na Literatura Infantil”.
Valdice, a leitora-guia do mês, introduziu o tema apresentando um
interessante trabalho chamado “Infância e Velhice atadas pela Literatura
Infantil” (http://www.graudez.com.br/litinf/trabalhos/ufrj1.htm)
de CRISTIANE MADANÊLO DE OLIVEIRA.
Os contos, as histórias, a literatura refletem uma visão
de mundo temporal, espacial e social, e assim podemos verificar diversas formas
de descrição da velhice e da infância, e de suas relações ao longo do tempo.
A autora do texto citado identifica as diferentes
representações do velho constantes na literatura infantil, em quatro grupos
principais:
·
Sozinho e companheiro de molecagens;
·
Sábio e contador de histórias;
·
Registro e perda de memória;
Através da literatura infantil a criança entra em contato
com o conceito de velhice e os processos de envelhecimento, que contemplam em
si processos de perda e aquisições vinculados ao envelhecer.
Dessa forma encontramos nos livros de literatura, que
representam a velhice, imagens de perda de vitalidade, de saúde e a morte,
assim como encontramos a aquisição de sabedoria e a transmissão de saberes. Verificamos que o tema é abordado de diversas maneiras, desde a forma poética, passando pelo humor, ironia, crítica, melancolia .... a partir do olhar da criança, do adulto e do velho.
“Conceber
a velhice significa penetrar em sua casa, compreendendo da melhor maneira
possível todo o seu ser”. (Agostinho Both – Fundamentos Filosóficos)
Esta imagem está presente em diversos livros nos quais a
criança literalmente entra na casa de um velho para entrar em contato com esta
realidade. É o caso, por exemplo, do livro “O menino e a colcha de retalhos” de
Liana Leão, lido por Valdice na Roda.
É
importante prestarmos atenção ao modelo cultural referente à velhice que está
sendo passado para as crianças, seja na família, na escola, na mídia, ou na
literatura. Qual a mensagem que estamos passando para nossas crianças a
respeito do envelhecer e da velhice? Que conceitos e pré-conceitos estão sendo
vinculados diariamente para as crianças?
O
primeiro olhar para o ser que envelhece é apenas o olhar para o externo e a ele
nos apegamos com maior freqüência e ênfase esquecendo que somos muito mais do
que a aparência revela.
“O
envelhecimento é um fenomeno complexo, pois diferentemente se envelhece no corpo,
na alma e diante dos outros. As funções biológicas, psicológicas e sociais
podem apresentar características diferentes e a marcha do envelhecimento ser
diferente em cada uma delas e em cada uma ser diferenciado o envelhecimento”.
(Agostinho Both – Fundamentos Filosóficos)
Nossa roda foi, uma vez mais, um momento agradável de troca de conhecimentos, pensamentos e principalmente leituras! Muitos livros foram levados para Roda (cujas capas estão espalhadas nesta postagem), e lemos o máximo que nos foi possível, limitados pelo tempo. Mas queríamos mais! O tema é muito rico e abre um grande leque de discussões.
Para o próximo encontro, o tema escolhido, a pedido dos presentes, foi A Morte na Literatura Infantil. Outro tema extremamente rico e de certa forma, bem próximo ao discutido neste mês.
Um grande abraço a todos e até o próximo Roda Palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário