RESENHA DE MAIO


 INFÂNCIA E VELHICE NA LITERATURA INFANTIL

Nossa Roda de Maio teve como tema: “Infãncia e Velhice na Literatura Infantil”. Valdice, a leitora-guia do mês, introduziu o tema apresentando um interessante trabalho chamado “Infância e Velhice atadas pela Literatura Infantil” (http://www.graudez.com.br/litinf/trabalhos/ufrj1.htm) de CRISTIANE MADANÊLO DE OLIVEIRA.
 
Os contos, as histórias, a literatura refletem uma visão de mundo temporal, espacial e social, e assim podemos verificar diversas formas de descrição da velhice e da infância, e de suas relações ao longo do tempo.

A autora do texto citado identifica as diferentes representações do velho constantes na literatura infantil, em quatro grupos principais:

·        Sozinho e companheiro de molecagens;
·        Sábio e contador de histórias;
·        Registro e perda de memória;
·        Bruxos e misteriosos.

Através da literatura infantil a criança entra em contato com o conceito de velhice e os processos de envelhecimento, que contemplam em si processos de perda e aquisições vinculados ao envelhecer.

Dessa forma encontramos nos livros de literatura, que representam a velhice, imagens de perda de vitalidade, de saúde e a morte, assim como encontramos a aquisição de sabedoria e a transmissão de saberes. Verificamos que o tema é abordado de diversas maneiras, desde a forma poética, passando pelo humor, ironia, crítica, melancolia .... a partir do olhar da criança, do adulto e do velho.

Conceber a velhice significa penetrar em sua casa, compreendendo da melhor maneira possível todo o seu ser”. (Agostinho Both – Fundamentos Filosóficos)

Esta imagem está presente em diversos livros nos quais a criança literalmente entra na casa de um velho para entrar em contato com esta realidade. É o caso, por exemplo, do livro “O menino e a colcha de retalhos” de Liana Leão, lido por Valdice na Roda.

É importante prestarmos atenção ao modelo cultural referente à velhice que está sendo passado para as crianças, seja na família, na escola, na mídia, ou na literatura. Qual a mensagem que estamos passando para nossas crianças a respeito do envelhecer e da velhice? Que conceitos e pré-conceitos estão sendo vinculados diariamente para as crianças?

O primeiro olhar para o ser que envelhece é apenas o olhar para o externo e a ele nos apegamos com maior freqüência e ênfase esquecendo que somos muito mais do que a aparência revela.

O envelhecimento é um fenomeno complexo, pois diferentemente se envelhece no corpo, na alma e diante dos outros. As funções biológicas, psicológicas e sociais podem apresentar características diferentes e a marcha do envelhecimento ser diferente em cada uma delas e em cada uma ser diferenciado o envelhecimento”. (Agostinho Both – Fundamentos Filosóficos)

Nossa roda foi, uma vez mais, um momento agradável de troca de conhecimentos, pensamentos e principalmente leituras! Muitos livros foram levados para Roda (cujas capas estão espalhadas nesta postagem), e lemos o máximo que nos foi possível, limitados pelo tempo. Mas queríamos mais! O tema é muito rico e abre um grande leque de discussões.

Para o próximo encontro, o tema escolhido, a pedido dos presentes, foi A Morte na Literatura Infantil. Outro tema extremamente rico e de certa forma, bem próximo ao discutido neste mês.

Um grande abraço a todos e até o próximo Roda Palavra.



  
















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